Google+ Google+

terça-feira, 7 de julho de 2015


E aí pessoal, beleza?

Fazia tanto tempo que eu não fazia posts com a tag Perversa Cozinha, não??

Eu amo cozinhar e espero ansiosamente o final de semana para comer comida "de casa", já que almoço fora a semana inteira!!

Gosto de comidas "normais", mas bem feitas, com ingredientes bons e muito bem temperadas!! 

Então, esses dias fiz bolinho de bacalhau e, por incrível que pareça, lembrei de tirar fotos para colocar a receita aqui no blog!! rsrs


Para fazer, vocês vão precisar de:


600gr de bacalhau desfiado
3 batatas grandes e amassadas
1 ovo
8 pimentas bode picadinhas (ou a gosto)
sal, pimenta do reino, orégano e cheiro verde a gosto
cebola e alho
5 colheres de farinha de rosca

Rende 24 bolinhos do tamanho desses meus!!

Bora ver como eu fiz??


A primeira coisa a fazer é cozinhar as batatas e amassá-las, como se fosse fazer um purê.

Eu costumo descascar as batatas, partir em cubos grandes e cozinhar na panela de pressão por uns dois minutinhos depois que começou a ferver.

Tiro bem a água e só depois amasso com um garfo.

Deixo reservado na geladeira por um tempo antes de fazer o bolinho... isso faz com que as batatas sequem e fiquem mais firmes... e o bolinho acaba ficando mais sequinho!! #ficaadica rsrs


Depois é a hora de cuidar do bacalhau:


Eu usei lombo de bacalhau, porque já vem limpo, sem pele e sem espinha... mas para fazer bolinho não é necessário comprar lombo, ok?  Dá para fazer inclusive com aquele que já vem meio desfiado...

Corto ele em cubos e deixo de molho em água com uma colher (de sobremesa) de sal desde a noite anterior... o sal na água ajuda a "puxar" o sal do bacalhau e isso faz com que o processo de dessalgar seja bem mais rápido e prático!

Logo cedo troco a água (dessa vez deixo só com água, sem o sal...) e uma hora antes de fazer o bolinho coloco os cubos para cozinhar na panela de pressão. O bacalhau cozinha rápido, uns 5 minutinhos é suficiente.


Depois de escorrer bem a água é hora de desfiar e é aí que vem a dica: coloco os cubos de bacalhau cozido em cima de um pano de prato. 

Faço uma espécie de "trouxinha" com o pano de prato, deixando o bacalhau no meio e fechando bem as pontas... aí vou amassando e apertando o pano de prato, até sentir que o bacalhau já ficou desfiado.

Eu não deixo ele super desfiado, já que prefiro "encontrar" pedacinhos na hora de comer o bolinho, mas é questão de gosto... rsrs

Não só fica mais fácil desfiar o bacalhau, mas o pano de prato ainda tira bem a umidade do peixe e o bolinho acaba ficando bem mais sequinho e crocante. #ficaadica parte 2 rsrs


Depois é só colocar todos ingredientes em uma vasilha ou tigela e mexer bem!

Ah, eu sempre coloco bastante tempero (e pimenta...rsrs), mas vocês podem tirar algum tempero ou acrescentar outros, ok?

E eu costumo sempre colocar o alho e a cebola já fritos... acho que o gosto fica melhor e, ao mesmo tempo, assim eles não soltam água na hora de fritar.


A farinha de rosca eu vou acrescentando aos poucos, para dar o ponto.  Coloco até que o bolinho fique mais firme, mas ainda meio "grudentinho" rsrs

Eu usava farinha de trigo, mas depois de fazer um teste, percebi que o bolinho fica bem menos oleoso e mais crocante usando farinha de rosca no lugar da de trigo... essa que usei comprei na parte de padaria do supermercado em que faço compras.

Depois de enrolar, fica assim:



Na hora de fritar, uso uma panela pequena e frito em bastante óleo (e bem quente, ok?).

Sempre frito poucos bolinhos de cada vez, para não correr o risco de esfriar o óleo e os bolinhos ficarem gordurosos.


E, depois de fritos, é hora de comer!!



Para acompanhar, arroz branco e salada delícia de tomatinho grape (mas o molho dessa salada é tão bom que é assunto para outro post...rsrs):


O que vocês acharam da receita da semana??  Querem ver mais posts aqui no Perversa Cozinha??